Respondendo a um apelo geral lançado pela Comissão Europeia, a Microsoft está a dinamizar em vários países europeus uma iniciativa através da qual pretende melhorar o conhecimento e capacidade de aproveitamento dos inventivos comunitários pelas Pequenas e Médias Empresas. Em Portugal a empresa conta com os parceiros pan-europeus, HP e Intel, para além da Portugal Telecom e do Santander Totta, recebendo ainda o apoio do Ministério da Economia e Inovação.



O Programa Mais (Mediação e Apoio a Incentivos e Subsídios) reúne a experiência e apoio financeiro destas empresas no acesso a informação, para além do financiamento da consultoria que permitirá às PMEs conhecerem os sistemas de incentivos comunitários disponíveis e prepararem a sua candidatura.



João Paulo Girbal, Director-geral da Microsoft em Portugal, sublinha que as PMEs têm um papel decisivo no crescimento económico português e europeu, pelo que iniciativas como esta são fundamentais. O responsável admite que as empresas envolvidas na parceria têm consciência de que ao dinamizar estas empresas estão a potenciar negócio futuro mas enquadra o Programa Mais nas iniciativas de Responsabilidade Social que vão desenvolvendo em Portugal.



As áreas de intervenção do Programa Mais centram-se nas Tecnologias da Informação e Comunicação, Inovação, Investigação e Desenvolvimento, Formação e Emprego e Criação de Novas Empresas. A primeira fase decorre até ao final de 2006 e já no próximo mês têm início as acções de divulgação por parte dos parceiros.



A consciência de que apenas 45 por cento das Pequenas e Médias Empresas têm conhecimento dos incentivos existentes e que apenas 4 por cento apresentam candidaturas elegíveis, sendo que apenas 25 por cento destas são aprovadas, levaram os parceiros a apostar na divulgação como primeiro passo. No portal da iniciativa estão disponíveis várias ferramentas de informação mas também a possibilidade das empresas terem acesso a serviços independentes de consultoria de forma a construírem candidaturas da forma mais adequada.



O Banco Santander Totta disponibiliza irá garantir o acesso a instrumento de financiamento em condições preferenciais, cobrindo as eventuais lacunas dos programas comunitários para os investimentos que as PMEs pretendem realizar.



O programa está já a decorrer em 11 países europeus com diferentes parceiros e João Paulo Girbal destacou o sucesso alcançado com o programa em Espanha, onde a Microsoft lançou um projecto-piloto com a HP e o Grupo Banesto em Março de 2004.

Notícias Relacionadas:

2005-03-31 - Microsoft, Intel e HP juntam-se em consórcio para ajudar PMEs europeias

2004-03-26 - CE lança iniciativa de assistência à participação de PMEs no 6º Programa Quadro de Investigação