Os novos smartphones da RIM, considerados críticos para o futuro da marca, não estarão disponíveis antes de meados do próximo ano, revelou um dos CEOs da empresa, durante uma videoconferência com analistas, ao final de ontem.

Segundo explicou Mike Lazaridis, a decisão de adiar para a segunda metade de 2012 o lançamento da nova geração de telefones BlackBerry fica a dever-se à necessidade de esperar por um novo chipset integrado que só estará pronto antes de meados do ano.

A notícia obrigou a empresa a rever o calendário para o lançamento do lote de 10 novos smartphones, cujo início de comercialização é agora apontado "lá mais para o final do ano", relata a Associated Press.

Os especialistas realçam a importância dos novos dispositivos para assegurar a posição da empresa no mercado depois das dificuldades com que se tem deparado - nomeadamente a deceção que foi o lançamento do seu primeiro tablet, o PlayBook.

De acordo com os analistas, o futuro da RIM depende agora essencialmente da nova plataforma de software. Realçam a necessidade por parte da empresa de assegurar o lançamento de um BlackBerry capaz de recuperar o interesse dos consumidores - principalmente os norte-americanos - numa altura em que estes se deixaram conquistar pela experiência de utilização de dispositivos como o iPhone e os smartphones Android.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes