A Telefónica aumentou a oferta pela Vivo para os 7,15 mil milhões. A acção ocorre horas antes da assembleia-geral onde os accionistas da Portugal Telecom vão decidir se vendem a participação da operadora portuguesa na Brasicel.

"O novo preço é de 7,15 mil milhões de euros e é válido até 02 de julho de 2010. Os demais termos e condições da proposta recebida a 01 de Junho de 2010 mantêm-se inalterados", refere a Portugal Telecom numa nota remetida ao final da noite à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A nova oferta equivale a um aumento de 650 milhões de euros face à proposta anterior. Recorde-se que a Telefónica começou por oferecer 5,7 mil milhões de euros, que passaram depois para os 6,5 mil milhões de euros

Entre a primeira oferta da operadora espanhola pelos 50 por cento que a PT detém na Brasilcel e a actual há uma melhoria total de 1,45 mil milhões de euros, que serão analisados, esta quarta-feira, pelos accionistas da empresa portuguesa.

A proposta final de 7,15 mil milhões de euros avalia a totalidade da Vivo em quase o triplo do valor de mercado antes do início desta oferta, quando a operadora valia em bolsa cerca de oito mil milhões de euros (ao câmbio de então), refere o Negócios.

A operadora brasileira fica avaliada em 23,8 mil milhões de euros, ou seja, 2,9 vezes a capitalização bolsista que se registava antes de 11 de Maio, quando a proposta de 5,7 mil milhões de euros foi tornada pública.