O serviço está a ser desenvolvido há mais de um ano e já conta com a parceria dos principais bancos portugueses, assim como com a adesão de vários comerciantes que se juntaram ao projeto-piloto iniciado pela SIBS e que nos próximos meses vai testar o sistema e também preparar a rede para as muitas possibilidades de utilização.

“O objetivo é permitir pagar as compras online ou na loja usando apenas o telemóvel, de forma segura e prática”, explica Luís Flores, administrador da SIBS SGPS, lembrando que os consumidores têm grande confiança na rede Multibanco e que a rede de pagamentos portuguesa é a que regista menor nível de fraude na Europa.

O MB Way vai estar disponível para smartphones iOS e Android e cria uma associação entre o número de telemóvel e email do cliente e os seus cartões de débito ou de crédito, facilitando o processo de pagamento em sites ou mesmo localmente nas lojas que disponibilizem o serviço.

Luis Flores garante que o sistema é totalmente seguro, já que todas as transações são processadas pela SIBS e que o utilizador não tem de partilhar os seus dados com o comerciante, autenticado a transação no telemóvel através da utilização de um código PIN.

Teresa Mesquita, diretora de gestão de produto da SIBS FORWARD PAYMENT SOLUTIONS admite que há vários cenários de utilização possível do serviço, respondendo a modelos de comércio digitais que são cada vez mais frequentes e que fazem com que os clientes pesquisem na Internet mas comprem na loja, ou se desloquem a uma superfície comercial para comparar preços e experimentar mas depois comprem os produtos num site online.

A crescente utilização dos telemóveis e a simplicidade permitida nestes pagamentos levou a SIBS a desenvolver este novo serviço, que também permite transferências de dinheiro entre utilizadores do MB Way, de forma imediata independentemente do banco onde têm a conta sedeada.

Questionado pelo TeK quando à forma como o MB Way se compara com outros serviços de pagamento no telemóvel, nomeadamente o Apple Pay que já foi lançado nos Estados Unidos, Luis Flores destaca a simplicidade conseguida na aplicação da SIBS e a possibilidade de integração local, mas garante que a empresa está atenta a todas as formas de concorrência e que isso é um impulso para continuar a inovar.

A SIBS não divulga ainda expetativas quanto ao número de utilizadores do serviço e de comerciantes aderentes, até porque o piloto tem agora início e a massificação está prevista para Abril de 2015, mas admite que poderá ser maior do que o MBnet, o serviço que cria um cartão de crédito virtual que pode ser usado em pagamentos online, aumentando a segurança.

A prazo também os cartões MBnet poderão estar associados à conta do MBWay, mas isso acontecerá só numa segunda fase de desenvolvimento do serviço. Para já são os cartões dos bancos aderentes que podem ser utilizados, e também alguns detalhes do serviço ficam a cargo das entidades bancárias, nomeadamente alguns limites de transações e a eventual cobrança de taxas de serviço.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador