A empresa de estudos de mercado Jupiter MMXI revelou recentemente que as actuais previsões no que toca às futuras taxas de penetração da TV Digital na Europa subestimam o potencial deste mercado. De acordo com um estudo realizado por esta firma, em 2006 o número de europeus a ver a TV Digital será superior ao que utiliza a Internet.



A previsão da Jupiter MMXI apresenta vários aspectos que estarão na origem do crescimento da TV digital e que incluem, por exemplo, o facto dos operadores de cabo e satélite transferirem os seus clientes dos serviços analógicos para digitais. Outra razão será o aumento de canais de televisão digitais terrestres gratuitos aos quais os telespectadores poderão aceder através de set top boxes pouco dispendiosas, ou através de aparelhos de televisão digitais.



As características cada vez mais interactivas para a audiência são também um factor a considerar até porque, em 2007, estima-se que 91 por cento dos lares com TV Digital farão uso dos serviços interactivos, como o video-on-demand.



Quando chegarem ao mercado no segundo trimestre deste ano, as set- top-boxes de baixo custo vão proporcionar aos telespectadores o acesso a todos os canais digitais gratuitos sem que seja necessário um processo de subscrição a serviços pagos.



De acordo com a Jupiter MMXI, em 2004 esta tecnologia já estará largamente difundida e espera-se que os países europeus com menor cobertura registem um crescimento mais acentuado nos serviços terrestres digitais.



Este estudo revela ainda que se em 2001 existiam 24.271 lares com televisão digital, ou seja, uma taxa de penetração de 15 por cento, em 2007 esta será de 59 por cento, representando um total de 98.855 lares com TV Digital nesse ano.



Notícias Relacionadas:

2001-12-20 - Metade dos lares britânicos terão acesso à TV Digital no fim de 2002

2001-11-13 - TV Cabo ou satélite presentes em 53 por cento dos lares da Europa Ocidental

2001-07-17 - ICP terminou a análise dos candidatos a operador da TDT


2001-06-07 - TV Interactiva da TV Cabo lançada oficialmente