A Anacom publicou hoje os números relativos à taxa de penetração da televisão por cabo durante o último trimestre de 2006, altura em que este segmento contava com 1,4 milhões de subscritores, mais 19 mil assinantes (1,4 por cento) que no período homólogo.



No final do período em análise o serviço cobria 13,4 por cento da população, mais 0,2 por cento que o observado nos três meses anteriores.



A região Norte foi aquela que mais se destacou das restantes ao registar um crescimento trimestral de 3,1 por cento no número de assinantes de televisão por cabo. Porém, quando analisados os valores obtidos nos mesmos meses de 2005, verifica-se que o maior crescimento anual foi observado nas ilhas. O número de assinantes de televisão por cabo aumentou 9,4 por cento nos Açores e 1,5 por cento na Madeira.



Os valores publicados pelo regulador das comunicações mostram que a Madeira é a região com maior taxa de penetração do serviço de televisão por cabo em Portugal (72,5 por cento), ao invés do Alentejo, que regista a tendência inversa (9,3 por cento).



A Anacom refere que o crescimento registado neste segmento, durante o período em análise, é "directamente influenciado pela mesma evolução que se verificou no número de clientes de um dos operadores alternativos que, ao longo de 2006, investiu na expansão das suas infra-estruturas e ofertas".



Por outro lado, ao longo dos meses de Outubro e Novembro o número total de alojamentos cablados ultrapassou os quatro milhões. Durante este período foram cabladas 79 mil casas, mais 2 por cento do que no trimestre anterior.



A região Norte foi, também aqui, responsável pelo maior crescimento - 4,6 por cento do total de lares cablados no trimestre em análise. Comparativamente aos números de 2005, a evolução mais significativa foi verificada na mesma região, com um aumento de 16,2 por cento.



Apesar dos valores positivos da região Norte, é em Lisboa que se continua a concentrar o maior número de alojamentos cablados, cerca de 44 por cento do total registado no país.



É de salientar que o serviço de distribuição de televisão através da tecnologia Direct to Home (DTH) contava com 436 mil assinantes no último trimestre de 2006, ou seja, mais 8 por cento do que nos três meses anteriores e mais 10,4 por cento do que no mesmo período de 2005. Neste sentido, o número total de novos assinantes do serviço DTH, no último trimestre ultrapassou os 32 mil subscritores.

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