A Tesla anunciou que vai construir uma nova fábrica de baterias em Xangai que vai ter capacidade para produzir anualmente 10 mil unidades das suas Megapack. A nova unidade começa a ser montada ainda este ano e deverá estar pronta para começar a produzir baterias até ao verão de 2024, segundo a agência de notícias local Xinhua. Vai reforçar a capacidade da marca nesta área, que agora só tem uma fábrica com as mesmas características nos Estados Unidos.

As Megapacks são baterias com grande capacidade de armazenamento de energia, que têm como função ajudar a estabilizar a rede e a evitar falhas de energia, maximizando a capacidade de aproveitamento de fontes de energia renováveis. Cada unidade pode armazenar mais de 3MWh, o suficiente para abastecer cerca de 3.600 casas durante uma hora. A fábrica da Tesla na Califórnia também produz cerca de 10 mil baterias deste tipo ao ano.

A Tesla já tem uma fábrica na China desde 2019, também em Xangai, onde produz os seus veículos elétricos, com uma capacidade de produção semanal de 22 mil veículos. O anúncio desta nova unidade, no entanto, surge num momento mais delicado, em que os Estados Unidos têm procurado bloquear o acesso da China a tecnologia avançada produzida no país ou por empresas americanas.

A administração Biden passou mesmo a fazer depender desta condição o acesso ao pacote de investimento e apoio a empresas locais, lançado no ano passado no país com uma verba de 50 mil milhões de dólares. As empresas que tiraram partido desse financiamento aceitaram a condição de nos 10 anos seguintes não construírem fábricas com tecnologias avançadas na China.

A China é o maior produtor mundial de baterias, uma condição que pode ajudar a Tesla a conseguir reduzir o preço de fabrico dos seus equipamentos. A empresa ainda não comentou a razão da decisão, numa altura em que as tensões entre Estados Unidos e China estão em alta, mas a confirmação do investimento foi feita pelo próprio Elon Musk no Twitter.