A Optimus comunicou hoje que tem em marcha teste à tecnologia UMTS na banda dos 900 MHz. A Optimus é a segunda operadora móvel a testar a tecnologia que representa uma evolução ao actual UMTS, a funcionar na banda dos 2000 MHz.



A primeira operadora a iniciar testes à tecnologia foi a Vodafone, ainda no ano passado. Quando começou os testes a operadora britânica comunicou que era uma das primeiras empresas, a nível mundial, a faze-lo. Terminado o período de validade da primeira autorização concedida pela Anacom para estes testes, a Vodafone solicitou novo pedido para voltar a avançar com uma nova fase de testes.



Nos testes que agora realiza a Optimus escolheu a zona de Arraiolos no concelho de Évora, uma opção geograficamente distante da escolhida pela Vodafone que realizou os seus testes no concelho de Castelo Branco, mais propriamente em Penamacor.



A TMN também já solicitou à Anacom uma autorização para testar a tecnologia que se distingue da actual geração do UMTS pela cobertura mais abrangente que proporciona, o que garante aos operadores avançarem mais rapidamente na expansão da rede. De acordo com informação publicada no site do regulador, os testes a realizar pela TMN vão decorrer entre 15 de Novembro deste ano e 15 de Fevereiro de 2008.



Quando comunicou a realização dos primeiros testes ao UMTS 900 a Vodafone admitiu desde logo a intenção de avançar com a adopção da tecnologia, que vem sendo testada sobre a faixa de extensão do GSM, assim que do ponto vista técnico fosse possível.