Os números foram partilhados pela secretária de Estado da Ciência no Fórum da Economia Digital, organizado pela ACEPI no âmbito do eShow e da Semana do Comércio Eletrónico, sendo considerados muito positivos.

Leonor Pinhão explicou também ao TeK que grande parte dos avanços em Portugal se deve a um investimento público muito significativo e sustentado ao longo dos anos em I&D nesta área, referindo que nas últimas décadas 12% da totalidade do investimento público foi direcionado às TIC.

Portugal dispõe de infraestruturas e recursos de excelência que a secretária de Estado considera que devem ser aproveitadas pelas empresas para potenciar a competitividade e a Economia Digital, e que o mercado se deve preparar para explorar ao máximo os fundos comunitários nesta área, os já existentes mas também os do horizonte 2020.

"Temos de nos tornar mais competitivos para aproveitar oportunidades, sobretudo ao nível dos grandes projetos europeus, continuar a investir nas pessoas aumentando a proporção de recursos qualificadas no tecido produtivo, estabelecer parcerias internacionais estratégicas que nos ajudem a posicionar o país como parceiro indispensável em grandes projetos de ID na Europa e não só e criar fortes parcerias com o tecido produtivo para promover a criação de emprego e o potencial de inovação das nossas empresas. É isso que nos interessa para o progresso de Portugal”, sublinha.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.