Um consórcio de 13 empresas a operar na área das tecnologias anunciou hoje em Bruxelas a formação da Networked European Software & Services Initiative. O grupo constitui-se com o apoio da Comissão Europeia e com o objectivo de trabalhar de forma coordenada em projectos de investigação e desenvolvimento que permitam identificar as melhores soluções tecnológicas para cidadãos e Administração Pública.
Os standards abertos terão um papel chave no trabalho do grupo - que inclui nomes como a Nokia, a SAP, a IBM, a HP e os principais operadores europeus - servindo de base ao esforço conjunto de optimizar a utilização de tecnologias ao serviço dos cidadãos.
No site do grupo explica-se que este pretende ajudar a concretizar os objectivos definidos na Estratégia de Lisboa e realinhados no i2010, que pretendem fazer da União Europeia um espaço de crescimento económico onde as Tecnologias da Informação e Comunicação assumem um lugar chave.
A mesma fonte recupera um conjunto de números já divulgados pela CE onde se refere que as TIC empregam um milhão de pessoas no espaço da união e que o software e as infra-estruturas TI são hoje responsáveis por 5 a 6 por cento do produto interno bruto europeu.
Juntas, as empresas que integram esta rede, e que se comprometem a fornecer uma "visão unificada para a investigação europeia na área da arquitectura de serviços e infra-estruturas de software, definindo tecnologias, estratégias e soluções adequadas às necessidades", somam receitas anuais de 300 mil milhões de euros.
Notícias Relacionadas:
2005-02-02 - Viviane Reding desvenda novas prioridades para Sociedade da Informação até 2010
2004-11-19 - Expectativas dos cidadãos devem definir políticas europeias para as TIC
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários