Um consórcio de 13 empresas a operar na área das tecnologias anunciou hoje em Bruxelas a formação da Networked European Software & Services Initiative. O grupo constitui-se com o apoio da Comissão Europeia e com o objectivo de trabalhar de forma coordenada em projectos de investigação e desenvolvimento que permitam identificar as melhores soluções tecnológicas para cidadãos e Administração Pública.



Os standards abertos terão um papel chave no trabalho do grupo - que inclui nomes como a Nokia, a SAP, a IBM, a HP e os principais operadores europeus - servindo de base ao esforço conjunto de optimizar a utilização de tecnologias ao serviço dos cidadãos.



No site do grupo explica-se que este pretende ajudar a concretizar os objectivos definidos na Estratégia de Lisboa e realinhados no i2010, que pretendem fazer da União Europeia um espaço de crescimento económico onde as Tecnologias da Informação e Comunicação assumem um lugar chave.



A mesma fonte recupera um conjunto de números já divulgados pela CE onde se refere que as TIC empregam um milhão de pessoas no espaço da união e que o software e as infra-estruturas TI são hoje responsáveis por 5 a 6 por cento do produto interno bruto europeu.



Juntas, as empresas que integram esta rede, e que se comprometem a fornecer uma "visão unificada para a investigação europeia na área da arquitectura de serviços e infra-estruturas de software, definindo tecnologias, estratégias e soluções adequadas às necessidades", somam receitas anuais de 300 mil milhões de euros.



Notícias Relacionadas:

2005-02-02 - Viviane Reding desvenda novas prioridades para Sociedade da Informação até 2010

2004-11-19 - Expectativas dos cidadãos devem definir políticas europeias para as TIC

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.