Embora confesse que não entende muito de tecnologia e que a sua equipa tende a pedir que não fale muito no assunto, Tony Blair acredita que a revolução que vivemos é tecnológica, e que um dos problemas é que "temos os políticos numa sala e quem faz a tecnologia noutra".

"Os políticos são pessoas simples, o que não entendem deixam de lado", afirmou na sessão da manhã no palco central do Web Summit, defendendo que é preciso explicar a importância da tecnologia, o que pode fazer e  o poder para mudar o mundo, de forma a que a regulação possa ser feita de forma adequada.

O antigo primeiro ministro do Reino Unido, e atual presidente executivo do Institute for Global Change, admite que as grandes tecnológicas têm um enorme poder e enorme alcance, mas que temos de fazer uma regulação acertada. "Não podemos regular as tecnológicas como fizemos com as utilities no século passado", afirma, explicando que quanto melhor os políticos entenderem  a tecnologia melhor a vão poder regular.

E alerta também que "não se pode regular como reação a histórias individuais".

Apesar do tema da sessão ser focado em não deixar ninguém para trás na revolução digital, foi a regulação que dominou as questões, e as respostas de Tony Blair e de Ro Khanna, do senado norte americano e representante de Sillicon Valley que tem estado focado em estender a revolução digital às zonas rurais.

Ro Khanna defende também a necessidade de "educar" as pessoas, e os políticos, para a importância da tecnologia. "Podemos fazer como Donald Trump e pensar em impedir a evolução, e voltar ao passado", explica Ro Khanna, mas "se acreditamos que temos de ter instituições multinivel, temos de convencer as pessoas que a tecnologia é uma força para o futuro e não uma barreira".

(em atualização)

O Web Summit visto pelo SAPO TEK

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos pelo Web Summit ou Night Summit?
Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.