A Toshiba vai despedir 50% da sua força de trabalho no segmento dos televisores, o que representa um corte de 3.000 pessoas na estrutura da divisão. Os despedimentos têm como objetivo reduzir as despesas do setor da TV por forma a aumentar o lucro de uma área de negócio que tem perdido dinheiro.

Além da redução da força de trabalho a Toshiba vai operar uma reorganização no segmento dos televisores. Duas das três fábricas que a empresa tem atualmente fora do Japão - na China, na Indonésia e na Polónia - vão fechar, sendo que a produção própria vai ficar concentrada apenas num local.

A tecnológica nipónica vai aumentar a produção em modelo de outsourcing de 40% para 70% e vai terminar com o negócio em mercados "não lucrativos", escreve a BBC. A Toshiba vai por outro lado reforçar a aposta nos mercados asiáticos e africanos, e vai ter em especial conta a produção de televisores Ultra HD.

O negócio de TV vai deixar de fazer parte da divisão de Serviços e Produtos Digitais para ser integrado na divisão de eletrodomésticos.

O TeK já tentou saber de que forma a reorganização no segmento dos televisores pode afetar a filial portuguesa e a estratégia da mesma para o mercado nacional. A Toshiba Portugal diz que para já não tem qualquer informação adicional para acrescentar além da que existe no comunicado oficial da reorganização.

Ainda durante este ano a Toshiba definiu para o mercado português uma estratégia que lhe permitisse recuperar a terceira posição nas vendas a nível nacional.

Siemens também prepara reorganização de milhares de trabalhadores

Recentemente a Siemens também anunciou que vai eliminar cerca de 15 mil postos de trabalho até ao final de 2014, mas a empresa alemã garante que vai fazer de tudo para não despedir os trabalhadores. A estratégia passa por reorganizar as forças de trabalho em novas tarefas, ainda que o despedimento de alguns milhares de pessoas pareça inevitável.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico