A Toyota quer tornar os seus veículos mais sustentáveis sem que, para isso, tenha de fabricar veículos mais sustentáveis. De acordo com o CEO, Akio Toyoda, a empresa tem planos para pôr em prática um sistema de conversão que transformará carros mais antigos em modelos mais ecológicos através da substituição de peças.
Na última edição do Salão Automóvel de Tóquio, Toyoda afirmou não querer “deixar para trás qualquer amante de automóveis”, pelo que a instalação de motores elétricos em carros antigos pode ajudar a empresa a acompanhar uma tendência com a qual não parece ter intenção de firmar um compromisso mais forte.
A Toyota tem enfrentado algumas críticas por não estar a criar modelos elétricos suficientes para sustentar uma transição verde. A gigante nipónica defende-se com os elevados custos de produção destes veículos e afirma mesmo que alguns mercados, como o norte-americano, ainda não estão prontos para os adotar.
Ao invés disso, a empresa tem optado por lançar carros híbridos e por investir no segmento do hidrogénio, onde se tornou líder. Segundo a Electrek, a Toyota é a fabricante que tem a “linha de produção menos preparada para o fabrico de veículos que promovam a redução das emissões de carbono para a atmosfera”. Nos EUA, a marca é responsável por apenas 1% das vendas de veículos exclusivamente elétricos.
Citando Toyoda, o The Wall Street Journal escreve que “apesar de as novas regulamentações do sector terem impelido os concorrentes a desenvolverem novos veículos elétricos”, essa não é a “estratégia da Toyota”. Importa sublinhar, contudo, que apesar das hesitações, a empresa definiu em dezembro de 2021 o objetivo de, até 2030, vender 3,5 milhões de carros elétricos durante um ano fiscal.
A isso, junta-se o esforço de “tornar elétricos todos os modelos da linha Lexus, disponíveis nos EUA, na China e na Europa”. “Vai ser difícil, mas é uma coisa que temos mesmo de fazer”, afirmou o CEO, há pouco mais de um ano.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários