Realizou-se hoje a cerimónia pública do novo Prémio Fernandes Costa, que pretende distinguir os trabalhos que se salientem pelo mérito na área de informática e uso de sistemas e tecnologias da informação na Administração Pública. Este galardão herda a história do Prémio Descartes, servindo igualmente de homenagem a Fernandes Costa, fundador do Instituto de Informática e dinamizador do anterior prémio.

Depois de 10 edições do Prémio Descartes, criado em 1990, o novo galardão foi objecto de algumas reformulações, sendo pela primeira vez atribuído após de dois anos de interregno. Numa cerimónia onde estiveram presentes a Ministra das Finanças, o Ministro das Obras Públicas Transportes e Habitação e o Secretário de Estado do Tesouro, foram entregues os prémios a três trabalhos e ainda uma menção honrosa.

Para além da entrega dos prémios a cerimónia serviu principalmente para homenagear a figura de Fernandes Costa enquanto impulsionador da introdução da informática no Ministério das Finanças, criador do Instituto de Informática e dinamizador da criação do Prémio Descartes que agora assume o seu nome.

Manuel Ferreira Leite salientou na cerimónia que esta iniciativa está em linha com as directrizes do Governo para a Reforma da Administração Pública e que é muito positivo assistir à distinção de projectos bem feitos dentro de organismos do Estado. Deixando uma palavra de estímulo, a ministra das Finanças recordou que na Administração Pública há grandes possibilidades de fazer muito mais e melhor.

Dos sete trabalhos presentes ao concurso, o primeiro prémio, o Prémio Fernandes Costa – Instituto de Informática, foi atribuído ao Sistema de Informação de Transportes – SIT, da autoria de José Bernardo de Lemos e Maria José Rodrigues da Silva do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação. O segundo galardão, o Prémio Fernandes Costa – Direcção Geral da Administração Pública, distinguiu o trabalho Serviço de Declaração de Remunerações em Linha do Instituto de Informática e Estatística da Solidariedade.

O terceiro prémio, patrocinado pela UMIC, foi entregue ao trabalho Modelação e Reengenharia de Processos de Negócio do Comando de Pessoal do Exército Português, dos Capitães João Guilherme Magalhães Mateus e Eduardo Nunes da Silva do Centro de Informática do Exército.

Notícias Relacionadas:
2003-11-09 - Prémio Fernandes Costa distingue ciência informática na Administração Pública