Ao longo do ano passado as vendas de portáteis representaram 76 por cento das vendas totais de computadores. Os dados divulgados pela Cetelem e compilados pela GFK apontam o segmento como um dos mais dinâmicos do mercado de informática, que em termos globais praticamente estagnou em 2007. As vendas de PCs de secretária quer em valor quer em volume já ficaram no ano passado atrás das vendas de tinteiros e tonners.
Os dados revelam que em termos genéricos o mercado nacional de informática facturou 575 milhões de euros em 2007, com maior relevância para o segmento de particulares que quer em volume, quer em valor contribuiu mais para as vendas.
A comercialização de produtos para particulares subiu uns ligeiros 0,5 por cento, enquanto as vendas no segmento profissional caíram 15 por cento, em valor. Nas vendas por volume em ambos os segmentos registam crescimento, até com maior expressão nas empresas que compraram 15 por cento mais produtos que no ano 2006.
O documento também aponta uma estimativa de crescimento do valor do mercado português de informática na ordem dos 9,6 por cento, aqui tendo em conta previsões da própria Cetelem que atribui a esta área de actividade um valor de 52 milhões de euros em 2006, contra 57 milhões de euros em 2007.
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