O Twitter apresentou os resultados do terceiro trimestre de 2015 e os investidores não ficaram satisfeitos: os títulos da rede de microblogues chegaram a desvalorizar 11% no mercado fora de horas. Tudo por causa do fraco crescimento apresentado no número de utilizadores, contrastando com a subida nas receitas.

Entre julho e setembro o Twitter apenas conseguiu angariar quatro milhões de novos utilizadores, totalizando agora 320 milhões de perfis ativos. Apesar de representar um crescimento de 11% em comparação com o ano anterior, os analistas estão mais preocupados com o crescimento trimestre a trimestre.

O cenário não é novo e tem colocado alguma pressão no Twitter ao longo de 2015. Olhando para os valores do mercado norte-americano, um dos mais importantes para a rede social, o alarme faz-se ouvir de forma mais notória: pelo terceiro trimestre consecutivo que o Twitter apresenta o mesmo número de utilizadores ativos, 66 milhões, o que parece indicar estar perto da saturação.

As receitas da rede de microblogues foram de 569 milhões de dólares - um crescimento de 58% relativamente a igual período de 2014 -, o que não chegou para evitar um prejuízo de 132 milhões de dólares.

O Twitter anunciou recentemente o despedimento de 8% da força de trabalho e está a tentar contrariar a estagnação no número de utilizadores com o anúncio de novas funcionalidades: os resumos Moments e a possibilidade de serem criadas votações.