O Twitter foi um dos seleccionados pelo World Economic Forum para intregrar a lista de 2010 da sua iniciativa Technology Pioneers. O microblog foi eleito como uma das empresas mais inovadoras do mundo no segmento “Tecnologias da Informação/Novos Média”, a par de outros 10 “pioneiros”.

Contando com as restantes categorias – “Biotecnologia e Saúde” e “Energia e Ambiente” – o WEF distinguiu um total de 26 empresas, a maioria norte-americana, elegendo também alguns projectos nascidos na Alemanha, Índia, Israel, Luxemburgo, Reino Unido e Brasil, que enndereçam diferentes temáticas desde soluções de cloud computing à monitorização de doentes através de redes sem fios.

Comemorando a passagem do seu décimo aniversário em 2010, a iniciativa tem carácter anual e tem por objectivo distinguir start-ups cujos produtos e serviços, se prevê, venham a ter grande impacto no futuro da economia e da sociedade.

Nos últimos 10 anos o WEF já seleccionou como Technology Pioneers perto de 450 empresas inovadoras, entre as quais alguns nomes conhecidos como a Kaspersky Lab (2001) ou a Mozilla Corporation.

Entre os eleitos, 80 por cento permanece no activo e, destes , 79 por cento funcionam de forma independente e 21 por cento foram adquiridos. Das empresas adquiridas, 38 por cento foram compradas por empresas de grande dimensão, como a IBM, a Microsoft, a Symantec e a Yahoo.

As 26 start-ups agora seleccionadas passam a integrar a rede do WEF e a beneficiar das iniciativas que lhe estão associadas, como a reunião anual marcada para Janeiro em Davos-Klosters, na Suiça.