A Uber tem planos para purificar o ar de Londres, ou pelo menos contribuir para uma cidade mais verde, modificando a sua frota de carros para elétricos. No ano passado anunciou o plano “Clean Air” para a capital do Reino Unido, mas só agora detalhou as ideias do projeto.

O principal objetivo da empresa é que todos os carros que utilizam a plataforma Uber sejam totalmente elétricos até 2025. Para tal, a Uber criou uma taxa adicional na sua aplicação, denominada “clean air fee” de 0,15 libras (15p) por milha em todos os serviços efetuados pela app em Londres, a partir do início do próximo ano. A Uber estima que serão cobrados cerca de 45p por viagem pela cidade.

O valor acumulado das taxas será depois investido na ajuda dos motoristas na mudança para os elétricos e outras iniciativas em prol do meio ambiente. A empresa estima acumular cerca de 200 milhões de libras com esta taxa.

Para ser justo com todos os motoristas, o dinheiro distribuído pelos trabalhadores vai depender das milhas acumuladas na aplicação. Na teoria, quem mais trabalhar, mais incentivos vai receber, com a Uber a estimar uma fatia de cerca de 3.000 libras em dois anos (e 4.500 libras para três anos) para quem trabalhe cerca de 40 horas semanais. Até 2021 a empresa estima que cerca de 20.000 condutores tenham beneficiando do complemento.

O Engadget refere ainda que a Uber fechou parcerias com fabricantes de carregadores domésticos para ajudar os motoristas a abastecer mais rapidamente os seus veículos em casa. Além disso, pretende “caçar” os mil carros diesel mais poluentes de Londres.