A Comissão Europeia está a investigar eventuais práticas lesivas da concorrência por parte de um grupo de bancos a operar no mercado de pagamentos online, que poderão estar a impedir a entrada de novos concorrentes no segmento.

Segundo o The Independent, que avança a informação, o regulador europeu está a avaliar o processo de normalização para pagamentos de compras feitas online usado pelo European Payments Council, um organismo composto por 74 bancos e associações do setor.

O objetivo das autoridades é certificarem-se de que a concorrência "não está a ser excessivamente restringida" com o processo, impedindo que novos operadores e prestadores de serviços de pagamento entrem no mercado.

Impedir a entrada de novos concorrentes neste mercado, pode resultar na fixação de preços mais altos para os comerciantes que recorrem à Web como plataforma de transação e mesmo para os consumidores, realçou um porta-voz da Comissão, em declarações ao jornal britânico.

De acordo com a mesma fonte, entre os bancos sob investigação encontram-se nomes como o Barclays e o Deutsche Bank. A investigação teve início na sequência de uma queixa apresentada junto da Comissão Europeia, cujo autor não foi nomeado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.