A Comissão Europeia está a investigar eventuais práticas lesivas da concorrência por parte de um grupo de bancos a operar no mercado de pagamentos online, que poderão estar a impedir a entrada de novos concorrentes no segmento.

Segundo o The Independent, que avança a informação, o regulador europeu está a avaliar o processo de normalização para pagamentos de compras feitas online usado pelo European Payments Council, um organismo composto por 74 bancos e associações do setor.

O objetivo das autoridades é certificarem-se de que a concorrência "não está a ser excessivamente restringida" com o processo, impedindo que novos operadores e prestadores de serviços de pagamento entrem no mercado.

Impedir a entrada de novos concorrentes neste mercado, pode resultar na fixação de preços mais altos para os comerciantes que recorrem à Web como plataforma de transação e mesmo para os consumidores, realçou um porta-voz da Comissão, em declarações ao jornal britânico.

De acordo com a mesma fonte, entre os bancos sob investigação encontram-se nomes como o Barclays e o Deutsche Bank. A investigação teve início na sequência de uma queixa apresentada junto da Comissão Europeia, cujo autor não foi nomeado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico