A União Europeia quer actualizar o tratado de 1996 sobre a eliminação de taxas alfandegárias sobre certos produtos tecnológicos.
Para isso, propôs à Organização Mundial do Comércio uma revisão do Acordo para a Tecnologia de Informação para que sejam abrangidos os novos modelos e equipamentos que surgiram no mercado desde a assinatura do tratado.
O comissário europeu com a pasta do Comércio, Peter Mandelson, refere que o tratado de 1996 (ITA) não tem em conta os novos equipamentos e evolução tecnológica dos últimos 12 anos, o que serve para mostrar como o acordo é "obsoleto".
Os Estados Unidos e Japão já acusaram a União Europeia diante da Organização Mundial do Comércio, frisando que Bruxelas violou o tratado ao impor taxas a equipamentos como impressoras, monitores e set-top boxes. A neutralização da queixa é outro dos factores que potenciaram a apresentação da proposta para a reformulação do acordo.
Agora, o objectivo da União Europeia é o alargamento do tratado e a sua conclusão dentro de poucos meses "e não de anos".
Segundo Bruxelas, a reformulação do acordo "daria um impulso adicional ao comércio deste tipo de produtos e seria a melhor maneira de responder aos desafios que aparecem no que toca à evolução e convergência tecnológica".
Notícias Relacionadas:
2008-08-25 - EUA, Japão e Taiwan vão apresentar queixa contra taxas alfandegárias aplicadas na Europa
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários