Quando Paddy Cosgrave perguntou aos seus seguidores do Twitter quem devia ser convidado para falar na edição de 2019 da Web Summit, “choveram” pedidos para ter lá Pedro Hipólito. O empresário português, nascido em Moçambique respondeu a Cosgrave, dando-lhe a conhecer um dos maiores projetos da Five Thousand Miles, empresa da qual é fundador, CEO e acionista. O SAPO TEK ficou curioso e decidiu saber mais sobre os projetos falando com o empresário. 

“A globalização em curso está a transformar a forma de viver e de fazer negócios. Daí que a capacidade de montar parcerias e consórcios internacionais seja cada vez mais importante e até incontornável”, indicou Pedro Hipólito ao SAPO TEK. Graças à Five Thousand Miles, a Web Summit 2018 foi o ponto de união da Papersoft, uma startup portuguesa na área das finanças e tecnologia, a Global Axccelerex, uma empresa nigeriana do mesmo ramo, e a Integrated Biometrics, uma fabricante norte-americana de scanners biométricos.

Tek Pedro Hipólito

A 14 de Agosto, o consórcio formado ganhou um concurso público lançado pela NIBSS, uma subsidiária do Banco Central da Nigéria, para a aquisição de scanners biométricos e para desenvolver o seu projeto de inclusão financeira da população nigeriana. Tal como elucidou Pedro Hipólito, “um dos desafios da população africana é a falta de meios fiáveis de identificação (bilhetes de identidade, passaportes, cartões do cidadão), impossibilitando o acesso a serviços bancários e telecomunicações”.

Segundo o empresário, cerca de 40 milhões de nigerianos já fazem parte do sistema de identificação biométrica. Com a iniciativa levada a cabo pelo consórcio, foi possível fazer com que a população desfavorecida ou aquela que vive em locais remotos conseguisse aceder a serviços bancários.  Além disso, o projeto pode também ajudar a lidar com um dos problemas que mais afeta a reputação do país: as fraudes online. De acordo com Pedro Hipólito, com o sistema posto em prática, “nenhum nigeriano pode movimentar uma conta bancária sem estar biometricamente identificado”.

Caso seja mesmo convidado como um dos oradores da edição 2019 da Web Summit, o empresário já sabe o que vai apresentar: “a minha paixão é a globalização e concretamente o desenvolvimento de negócios internacionais. Esta é a chave da melhoria da qualidade de vida globalmente e sobretudo em países emergentes”, indicou ao SAPO TEK.

Criada em 2016 com uma “uma aposta clara na relação Portugal - Nigéria”, nas palavras de Pedro Hipólito, a 5 Thousand Miles é um elo de ligação entre empresários europeus e africanos. Hoje, conta também com escritórios na África do Sul e no Brasil, assim como com iniciativas em diversos países africanos à semelhança de Angola, Moçambique, Somália ou Sudão.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.