O UMTS Fórum confirmou esta semana que o 3G atingiu a barreira dos 10 milhões de clientes, estimando-se que até final do ano estejam a funcionar 70 redes baseadas na tecnologia móvel.




Jean-Pierre Bienaimé, presidente da organização, disse no congresso AMTA em Sidney que o número foi obtido ao longo deste mês, acompanhado de um aumento do número de serviços disponíveis. O responsável considerou que "os factores necessários para endereçar o mercado de massas estão assegurados" e apontou o número de redes que deverão iniciar operações comerciais até final do ano, como factor de aceleração para o crescimento do número de utilizadores de equipamentos de terceira geração.




Bienaimé reconheceu que as adições mais significativas de clientes à base mundial de utilizadores aconteceu nos últimos meses, coincidindo com a disponibilização em modo comercial de um maior número de redes 3G, sobretudo no primeiro e segundo trimestre do ano e com a fixação de preços mais atractivos por parte dos fabricantes asiáticos, europeus e americanos.




Em Portugal os três operadores móveis licenciados para fornecer serviços baseados na tecnologia escolheram o segundo trimestre de 2004 para lançar o serviço. Para já não são conhecidos números relativamente aos utilizadores aderentes.



Notícias Relacionadas:
2003-04-04 - Número de lançamentos de redes 3G irá atingir o seu pico em 2004

2004-03-25 - Terceira geração móvel não desperta ainda interesse dos europeus