O Grupo de Aconselhamento sobre consumo global da AMD e a MetaFacts revelaram recentemente os resultados de um estudo destinado a apurar o efeito da complexidade da terminologia utilizada pelos fabricantes de tecnologias na decisão de compra. O inquérito mostra que os utilizadores se sentem pouco confortáveis, e até confusos, com os termos tecnológicos e que esse facto causa um adiamento da compra de muitos dos equipamentos.

Devido à dificuldade em perceber a informação facultada pelos fabricantes, 48 por cento dos inquiridos confessou ter adiado a compra de câmaras digitais, sentindo que estas são ainda muito complexas. Também 44 por cento decidiu adiar a aquisição de um PDA e a mesma percentagem de inquiridos protelou a compra de um computador pessoal.

A maioria das pessoas (62%) concordou com a afirmação de que preferia ter equipamentos que funcionassem e com os quais não tivessem de perder tempo nas configurações, uma resposta reforçada pelo facto de 46 por cento responder que não compra nenhum produto que seja demasiado complicado a instalar.

Os termos tecnológicos utilizados no inquérito foram seleccionados de entre os mais utilizados, sobretudo em folhetos de produtos. Segundo os dados do relatório, apenas 3 por cento dos inquiridos identificou correctamente os 11 termos propostos, enquanto a maioria "acertou" em 7 ou menos. As palavras mais dificilmente compreendidas pelos utilizadores foram Megahertz, DPI, MP3, WAP e Bluetooth.

Os resultados do estudo indicam que é necessário simplificar a mensagem dos fabricantes de tecnologia, já que a publicidade realizada não é efectiva porque grande parte dos consumidores desconhece a terminologia utilizada.

O estudo foi realizado junto de mais de 1500 utilizadores na China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. O inquérito incluía perguntas relacionadas com tecnologias mais maduras, como televisores, micro-ondas, telefone e também computadores pessoais e PDAs.

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