A Vantyx quer liderar o mercado de software de gestão dirigido à área financeira (crédito especializado) e Administração Pública a nível local e internacional, disse Luís Dias, administrador delegado da empresa numa apresentação do projecto à imprensa.



A Vantyx Systems aposta na produção de software in the house, dirigido aos dois segmentos específicos onde detém já seis clientes, angariados desde meados do ano passado.



O grupo Welsh e a MNF são os accionistas de referência desde projecto que arrancou no final de 2003 e durante o ano passado se dedicou ao desenvolvimento de soluções próprias e à preparação da sua "fábrica de software" para a certificação dos processos de desenvolvimento de software, actualmente em curso.



Entre as propostas disponibilizadas pela empresa, a solução Citizen Relationship Management é especificamente dirigido a organismos públicos. Baseada na plataforma de CRM da Microsoft visa permitir o estabelecimento de uma relação integrada entre os cidadãos, organismos públicos e sistemas internos, centralizando toda a informação do cidadão num ponto único.



Para o sector financeiro a Vantyx desenvolveu um ERP - baseado na plataforma .NET da Microsoft - a que chamou Accipiens - que permite a gestão de crédito especializado num cenário de integração com a estrutura aplicacional do banco.



Neste área a empresa tem ainda para oferecer um add-on da Accipiens para a gestão comercial, gestão de contratos e clientes e recuperação de crédito.



Em termos financeiros a empresa investiu em 2004 1,25 milhões de euros, um valor que conta replicar em 2005. Para a internacionalização do projecto estão reservados um milhão de euros adicionais.



Luís Dias explica que a empresa já começou a trabalhar no processo de internacionalização, tendo estabelecido como prioritários um conjunto de países novos membros da UE, que já visitou para procurar parceiros locais. Os países visados são a Roménia, a Hungria, a Republica Checa, a Eslováquia e a Eslovénia.



Para 2005 a empresa prevê ainda reforçar o número de colaboradores que deverá passar dos actuais 30 para 40. No que respeita à facturação as previsões apontam para 4 milhões de euros.



Para já a Vantyx responsabiliza-se pela implementação e integração do seu software mas a prazo a empresa conta transferir esta função para parceiros. Para o efeito estão a decorrer negociações com uma consultora de referência que assegurará estas funções no mercado interno.



Notícias Relacionadas:

2004-05-25 - Microsoft prepara lançamento de emarketplace dirigido aos governos europeus

2001-08-20 - Primavera Administração Pública disponível a partir de Setembro