Durante o ano passado, o mercado norte-americano de jogos vídeo e hardware relacionado deu origem a 9,4 mil milhões de dólares em 2001 (10,65 mil milhões de euros ou 2,13 mil milhões de contos), batendo o recorde de 6,9 mil milhões registado em 1999 (7,82 mil milhões de euros ou 1,56 mil milhões de contos), revelam os dados de um estudo recente do NPD Group.



A venda unitária de consolas de jogos aumentou 39 por cento, enquanto as receitas dessas mesmas vendas mais do que duplicaram, subindo 120 por cento. A comercialização de software de jogos no mercado norte-americano gerou 6 mil milhões de dólares em 2001 (6,8 mil milhões de euros ou 1,36 mil milhões de contos), quando no ano anterior tinha atingido os 5,4 mil milhões. O jogo mais vendido - dois milhões de cópias desde que foi lançado em Outubro de 2001 - foi o Grand Theft Auto 3 da Take-Two, um "policial" que na Austrália foi banido do mercado por se considerar que tinha conteúdos gráficos demasiado violentos.



O "The Sims", da Electronic Arts, que vendeu 2,6 milhões de cópias desde o seu lançamento e com a criação de um grande número de módulos de expansão, foi o jogo mais vendido do ano na área dos computadores pessoais.



A Nintendo of America, o braço norte-americano da Nintendo, classificou-se em primeiro na edição de jogos para consolas, com três títulos na lista dos "Dez Mais", todos eles para a sua linha portátil Game Boy, revela a NPD.



A PlayStation da Sony dominou o mercado, ocupando sete dos 10 lugares cimeiros. Dos títulos para a PS2, a Electronic Arts era responsável por cinco. A Electronic Arts também dominou o Top 10 dos jogos para PC, com seis títulos, quatro dos quais relacionados com o " The Sims".



O ano passado foi fértil no lançamento de novos equipamentos hardware na área dos jogos, começando com o Game Boy Advance, da Nintendo, em Junho, seguido da consola GameCube - também da Nintendo - e da Xbox da Microsoft, ambas lançadas nos Estados Unidos, em Novembro último.



Notícias Relacionadas:
2001-12-06 - Microsoft e Nintendo disputam liderança de vendas de consolas

2001-12-02 - Nintendo vende mais de 500 mil GameCubes nos Estados Unidos