Entre janeiro e novembro de 2013 venderam-se 102.998 consolas em Portugal, um valor que representa uma queda de 35% em comparação com igual período do ano anterior.

A nível de faturação também se sentiu uma quebra muito significativa. As quase 103 mil consolas vendidas renderam 20,21 milhões de euros, numa quebra de 31,7% em comparação com igual período de análise de 2012. Os números acabam por não espelhar o ano agitado que se viveu no segmento do gaming.

Os dados foram revelados ao TeK pela consultora GfK que não descriminou quais as consolas mais comercializadas no mercado nacional.

No final de setembro tinham sido comercializadas 969 mil consolas, segundo dados da mesma consultora revelados ao Público. Quer isto dizer que nos dois últimos meses analisados, outubro e novembro, foram comercializadas 61 mil consolas.

Nas contas não entram os números de dezembro, que ainda estão a ser processados, mas que devem representar uma parte importante da análise de todo o ano de 2013 pois a chegada do Natal faz aumentar a venda das consolas.

Dezembro foi também o primeiro mês completo de vendas da PlayStation 4 em Portugal e marca mais de um ano de vida da Nintendo Wii U no mercado nacional.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico