Depois de terem começado a surgir durante este ano, os serviços de venda de música através da Internet deverão originar 3,5 mil milhões de euros na Europa em 2009, apontam as previsões da Forrester Research.
Reino Unido, França e Alemanha serão os países que mais contribuirão para o bolo do mercado europeu da música online, originando 60 por cento das vendas, enquanto à Espanha e à Itália é atribuída uma parte de aproximadamente 20 por cento.
"O mercado do download pago na Europa Ocidental tem estado muito aquém do norte-americano - até agora. Irá finalmente arrancar em 2004", garante a Forrester Research no seu novo estudo, salientando o lançamento recente da oferta europeia da iTunes Music Store da Apple, do Connect da Sony e do Napster.
A venda de música online vai crescer com o alargamento dos serviços a outros países da Europa e com a disseminação dos acessos à Internet em banda larga. A consultora indica ainda que há cada vez mais utilizadores a optarem pelos serviços legais motivados pela qualidade de serviço oferecida.
Metade do negócio gerado pela música online é alimentado pelos consumidores mais jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos. Contudo, a Forrester prevê que o download se transforme também num hábito entre os internautas mais velhos, à medida que a oferta de serviços aumenta e os mesmos se tornam mais fáceis de utilizar.
Notícias Relacionadas:
2004-07-22 - Mercado de leitores de música digital pode duplicar em 2004
2004-06-23 - iTunes da Apple vende 800 mil músicas na primeira semana de actividade na Europa
2004-06-16 - iTunes da Apple chega à Europa faseadamente
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários