A compra e venda de smartphones continua a crescer de ano para ano. Em 2016, segundo um dos mais recentes relatórios da IDC, o número de equipamentos móveis comercializados pelas fabricantes vai atingir os 1,45 mil milhões de unidades até ao fim do mês de dezembro.

De acordo com a analista norte-americana, esta marca representa um aumento de 0,6% face ao número registado em 2015, mas, em contrapartida, uma redução substancial relativamente aos 10,4% de crescimento registados nesse ano face a 2014.

Naturalmente, a tecnologia 4G também continua a acompanhar os números do mercado. Enquanto no ano passado esteve integrada em cerca de 967 milhões do total de equipamentos vendidos, em 2016, este número cresceu 21,3% para os 1,17 mil milhões. Mercados emergentes como a América Latina, o Médio Oriente e África são algumas das regiões onde a presença de equipamentos 4G mais aumentou.

[caption][/caption]

No que aos sistemas operativos diz respeito, o Android continua a ser a marca dominante dada a sua oferta nas gamas de baixo orçamento.

Os números apurados para o iOS seguem as tendências verificadas durante o resto do ano para o sistema da Apple. Dizem os números que este será o primeiro ano em que a tecnológica de Cupertino vai assistir a uma redução na venda de smartphones desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007. Apesar do iPhone 7 e do 7 Plus estarem a ser bem recebidos pelos consumidores, diz a analista que a prestação da marca nos últimos três trimestres não vai permitir recuperar para uma prestação anual positiva.

O Windows Phone, por sua vez, continua a sua morte lenta. Apesar do regresso da HP ao segmento com o lançamento do X3, as projeções da IDC apontam para uma redução total de 79,1% nas vendas relativamente a 2015. Paralelamente, as fabricantes que prestam serviços de suporte aos equipamentos Windows também continuam a diminuir.

Apesar dos rumores relativamente a um possível Surface Phone circularem na internet, a IDC profetiza um futuro difícil para a sobrevivência do sistema uma vez que a Microsoft nunca conseguiu desenhar um ecossistema bem sucedido para os seus smartphones.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.