Incentivada pelas novas características acrescentadas a grande parte dos terminais, a venda de telemóveis cresceu em mais de 16 por cento no primeiro trimestre de 2003, de acordo com um estudo recente.



Durante o período observado, as vendas aumentaram para os 107,6 milhões de unidades dos 92 milhões registados há um ano atrás, sugerindo que a indústria terá “uma ano sólido”, assegura a IDC. De acordo com a empresa, as novas funcionalidades como os ecrãs a cores ou a imagem digital, estão a levar as pessoas a comprar novos telemóveis.



Os denominados smartphones que lidam com transmissões de voz assim como de dados estão a afirmar-se. A comercialização de tais equipamentos quadriplicou face ao primeiro trimestre do ano passado para os 1,7 milhões de unidades, indica a International Data.



A Nokia continua a liderar a tabela de vendedores, arrecadando 35,5 por cento da quota global do mercado. A fabricante finlandesa vendeu mais de 38 milhões de unidades – mais do dobro do que a sua rival mais próxima, a Motorola.



A fabricante norte-americana, por sua vez, registou uma quota de 15,5 por cento, seguida da Samsung Electronics, com 12,3 por cento e da Siemens, que regista uma quota de 7,4 por cento. Com 5,2 por cento de quota, a LG Electronics substituiu a Sony Ericsson como a quinta maior fabricante de telemóveis do mundo.




Notícias Relacionadas:
2003-02-21 - Vendas de telemóveis crescem 8% até 2005 incentivadas pela procura de modelos "a cores"

2002-12-11 - Procura de terminais móveis cresce quase 10 por cento em 2003