Um estudo divulgado esta semana pela Canalys indica que as vendas de smartphones continuam a registar um crescimento significativo, enquanto os handhelds vão perdendo progressivamente peso nas vendas. A consultora estima que no primeiro trimestre de 2005 tenham sido vendidos mais de 10 milhões de smart devices, com a plataforma Symbian e a fabricante Nokia a reunirem as maiores quotas de mercado.

No segmento de smartphones, a Nokia é líder incontestado, com uma quota de mercado de 50 por cento, sendo responsável pela venda da larga maioria dos equipamentos de plataforma Symbian, de acordo com a mesma pesquisa. Ao todo a fabricante finlandesa vendeu mais de 5,2 milhões de smartphones neste período, apresentando um crescimento de 223 por cento face ao trimestre homólogo.

Curiosamente a Fujitsu, que se encontra em quarto lugar nas vendas de smart devices, assumiu a segunda posição para vendas de plataforma Symbian.

Em termos de plataformas de smarthones, o Windows Mobile da Microsoft mantém o segundo lugar com uma quota de 18,3 por cento das vendas, registando um ligeiro recuo em relação ao primeiro trimestre do ano passado. A plataforma móvel da Microsoft apresenta agora uma maior distância em relação à Palm, que regista perdas significativas de quota de mercado face a um recuo de vendas de 13 por cento.

Em quarto lugar na tabela, a plataforma Blackberry da RIM vendeu apenas 758 mil unidades, garantindo 7 por cento de quota de mercado. Os equipamentos RIM registaram uma duplicação de vendas em relação ao ano passado, facto a que não é alheio o apoio da Vodafone a esta plataforma.

Notícias Relacionadas:

2005-01-28 - Vendas de telemóveis aumentaram 24 por cento no quarto trimestre de 2004
2003-07-23 - Smartphones lideram crescimento de vendas de aparelhos de comunicação móvel