Depois de alguns meses de disputa, o operador americano das telecomunicações Qwest anunciou em comunicado que desistiu da competição pela MCI, após ver as suas propostas várias vezes rejeitadas. Esta decisão favoreceu uma proposta mais competitiva, porém economicamente inferior, do líder do sector, a Verizon.

A MCI aceitou a oferta da Verizon de 8,5 mil milhões de dólares, acima dos 7,62 mil milhões que oferecia antes, mas abaixo dos 9,75 mil milhões de dólares oferecidos pela Qwest, porque os seus grandes clientes empresariais poderiam deixar a companhia caso ela fosse vendida à Qwest.

"Não é do interesse dos accionistas, clientes e funcionários continuar com um processo que parece estar continuamente voltado contra a Qwest", destacou a MCI em comunicado. No entanto, a direcção da empresa declarou que sempre considerou a oferta da Verizon superior à da Qwest, pois, além do valor a pagar, tinha em conta as perspectivas futuras das companhias e sua força financeira.

O conselho de direcção da MCI declarou ainda que vai recomendar aos accionistas a aprovação da proposta da Verizon, de 26 dólares por acção, um valor quatro dólares inferior à proposta da Qwest feita no dia 21 de Abril, que totalizaria 9,9 mil milhões de dólares. Se a proposta for aceite, os accionistas da MCI serão compensados com dinheiro ou acções da Verizon em 26,1 dólares por título, frente aos 23,1 dólares por acção previstos na proposta anterior.

A Verizon, maior operadora de telecomunicações dos EUA, passará a ter o controle da segunda maior companhia de telefonia de longa distância do país e segunda maior fornecedora de serviços de telecomunicações a grandes empresas e governos.

Notícias Relacionadas:

2005-02-14 - Verizon acorda compra da MCI por 6,7 mil milhões de dólares
2005-01-31 - SBC adquire AT&T alargando âmbito de actuação a nível nacional