Duas empresas portuguesas juntaram-se para criar uma nova startup com soluções para a área da saúde. A Verticare Systems resulta de uma parceria entre a B-Simple e o grupo RIT e quer contribuir para acelerar a digitalização do sector da saúde, asseguram os fundadores, que posicionam o projeto como um novo vetor de crescimento para as duas empresas fundadoras.

A Verticare Systems vai entregar soluções hospitalares e desenvolver e integrar soluções digitais na área dos cuidados de saúde. Da oferta fazem parte as soluções que a B-Simple já comercializava, a que se juntam competências profissionais para apoiar o “desenvolvimento de novas soluções, criação de portais de saúde, realização de integrações de sistemas, infraestruturas em cloud, entre outros serviços tecnológicos, integração digital e data-driven”, explica-se.

Telmo Fonseca, o CEO da B-Simple revela que os primeiros contactos comerciais da Verticare já começaram a ser feitos: “estivemos recentemente na América Latina em reuniões com potenciais clientes e para projetos muito grandes. Se os conseguirmos fechar, serão excelentes notícias para todos nós”. Além disso, há contactos em marcha a nível nacional mas também instituições em Espanha e na Alemanha.

A B-Simple tem já soluções implementadas em vários hospitais da península ibérica. A empresa indica que hoje mais de 300 mil pacientes têm cuidados diários prestados com a ajuda de soluções da empresa, um número que, em breve, deverá crescer para 500 mil. O grupo RIT é um cluster de empresas de tecnologia que disponibilizam soluções de TI, formação e certificação, no apoio à transformação digital das empresas.

Como explica Adérito Ferreira, CEO, o grupo “tem bem definida a sua estratégia de diversificação de indústrias e o setor da saúde é uma prioridade. Até porque, estima-se que em 2030, 80% das iterações entre médico e paciente ocorrerão por canais digitais”..

O responsável, que também lidera a Readiness IT, conta que a empresa já tinha desenvolvido alguns projetos nesta área, que lhe permitiram perceber que este é o “setor que mais beneficiará da aceleração da transformação digital dos seus processos, com benefícios muito elevados, quer para as instituições, quer para os pacientes”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.