A The Boring Company tem vindo a criar um sistema de túneis para facilitar o trânsito em algumas cidades dos Estados Unidos, como Las Vegas, que no final de 2021 recebeu a luz verde para a criação de uma rede de túneis, o Las Vegas Strip, para ligar casinos, hotéis, o aeroporto internacional McCarran e o Centro de Convenções. Mas o projeto Hyperloop, visionado por Elon musk, ainda não se concretizou. Mas os planos para transportar cápsulas de passageiros a alta velocidade continuam e a empresa já veio dizer que os testes em larga escala vão começar ainda este ano.

Desde que Elon Musk apresentou a ideia em 2013, outras empresas começaram a explorar o conceito, tais como a Virgin Hyperloop de Richard Branson, que no final de 2020 já testou o transporte de dois passageiros num troço de 500 metros; e a Hypeerloop Transportation Technologies, aquela que está melhor posicionada para se lançar no mercado, tendo já apresentado a sua cápsula Quintero One, com 32 metros de comprimento para transportar passageiros.

Na visão do magnata e futuro dono do Twitter, o sistema de transportes vai permitir a circulação de cápsulas em tubos de baixas pressões, capazes de atingir mais de 1.200 km/h.

No último domingo, foi o próprio Elon Musk que mencionou que a empresa estava a tentar construir um Hyperloop funcional nos próximos anos. “De um ponto de vista de física, o Hyperloop é o meio mais rápido de viajar do centro de uma cidade para outra em distâncias inferiores a 2.000 milhas (3.218 quilómetros). A Starship é mais rápida para viagens mais longas”, salientou o magnata em resposta a uma estatística referente às cidades com mais tráfego no mundo.

Recentemente, a The Boring Company levantou fundos de investimento avaliados em 675 milhões de dólares para investir no seu sistema de túneis, valorizando a empresa em 5,7 mil milhões de dólares. O financiamento vai ajudar a criar a rede de túneis de Las Vegas com 46 quilómetros, mas certamente a continuação do desenvolvimento do seu sistema Hyperloop.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.