O CEO da Vodafone, Nick Read, desde sempre manifestou publicamente o apoio à Huawei, no caso da proibição dos Estados Unidos e mantém a tecnológica em jogo no negócio do 5G. A Espanha está prestes a tornar-se o terceiro país da Europa a conectar-se à quinta geração móvel e a operar serviços comerciais 5G, a partir de amanhã, 15 de junho, segundo o El País.

O serviço vai funcionar em 15 cidades: Madrid, Barcelona, Valencia, Sevilha, Málaga, Saragoça, Bilbao, Vitória, São Sebastião, Corunha, Vigo, Pamplona, Gijon, Logronho e Santander, com uma cobertura de cerca de 50%, segundo António Coimbra, CEO da Vodafone Espanha. Para além da Huawei, a Vodafone também tem como parceira tecnológica a Ericsson, tal como o SAPO TEK testemunhou na ligação transfronteiriça feira no Minho.

A Vodafone assume-se assim como a primeira operadora da rede 5G no mercado espanhol, e o terceiro país da europa a arrancar a quinta geração depois da Suíça e Reino Unido. A Vodafone anunciou ainda que vai chegar a sete cidades do Reino Unido no dia 3 de julho, incluindo Londres, Manchester, Birmingham, Liverpool, Glasgow, Cardiff e Bristol, e poderá ter também o hardware da Huawei, segundo o Gizchina.

De notar que no arranque das operações 5G em Espanha, a Vodafone apenas inclui no seu catálogo os equipamentos Samsung Galaxy S10 5G, LG V50 ThinQ5G e o Xiaomi Mi MIX 3 5G. O Huawei Mate X 5G terá ficado de fora da oferta devido à falta de certificação em Espanha e a proibição da Google em utilizado o sistema operativo Android.

Em Espanha, o serviço 5G estará disponível sem aumento de preço para os clientes que subscreveram os novos planos de tarifas para contratos ilimitados, seja no pacote solo móvel, como o de fibra e móvel. A Vodafone aconselha os clientes com planos antigos a atualizarem para as tarifas ilimitadas, dando assim um empurrão no arranque do serviço.

Relativamente aos preços, para referência, o serviço arranca nos 40,99 euros por mês para o serviço móvel mais barato e 64.99 para móvel/fibra. Os valores aumentam mediante as velocidades contratadas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.