A Vodafone prepara-se para comprar a britânica Cable & Wireless Worldwide por 1,04 mil milhões de libras, o equivalente a 1,27 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual, revelou a empresa num comunicado de imprensa.

A aquisição vai permitir à operadora acrescentar ao seu negócio uma operação fixa no Reino Unido, onde até à data atuava apenas como operador móvel.

A Cable & Wireless Worldwide encontra-se sedeada em Bracknell, mas assegura fornecimento de soluções a nível internacional, apresentando-se como uma multinacional especializada no fornecimento de serviços de comunicação para grandes empresas, entidades governamentais, operadoras e revendedores.

A C&WW - separada da empresa mãe Cable & Wireless em Março de 2010 - tem das maiores operações em fibra ótica em solo britânico, o que se apresenta como uma promessa de negócio forte para o segmento empresarial, realça a imprensa económica.

De acordo com o presidente da Vodafone, Vittorio Colao, "a aquisição da Cable & Wireless Worldwide cria um operador integrado líder no segmento empresarial no Reino Unido e garante poupanças ao nível dos custos atrativas às nossas operações internacionais e britânicas".

O acordo para a compra pela Vodafone é anunciado depois de a operadora indiana Tata - a única que continuava a resistir contra a Vodafone na disputa pela Cable & Wireless Worldwide - ter abandonado a corrida à aquisição.

A Vodafone vai oferecer 38 pence por ação, o que representa uma valorização face aos 32 pence por ação registados pela operadora fixa à hora do fecho da bolsa na última sexta-feira. Na altura, a empresa estava a valer 879 milhões de libras.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes