É o segundo dia do Web Summit mas o CEO e co-fundador da conferência que assentou raízes em Lisboa em 2016 já fez hoje um balanço provisório. admitindo que "estamos esticados ao limite" e que foi preciso construir muitas estruturas provisórias para acolher os visitantes e startups.

"Tivemos de construir tantas estruturas temporárias, o equivalente a  200 courts de ténis", explica, adiantando que nunca tivemos tantas startups, tantos visitantes e tantos investidores, em especial investidores de classe 1, um tema que o CEO do Web Summit quer destacar.

Mesmo assim Paddy Cosgrave assume ter preocupações com o futuro, admitindo que nunca imaginei há 18 meses que chegaria aqui e que conseguiria voltar à normalidade no Web Summit. "Se não tivessemos feito um evento limitado não tenho a certeza se o Web Summit teria chegado aqui".

Na conferência destacou a complexidade de receber um número tão elevado de pessoas e de empresas e agradeceu às  autoridades pela gestão de tantas "figuras significativas", destacando a primeira dama da Ucrânia que foi uma visita surpresa.

À semelhança do que já tinha feito na entrevista ao SAPO TEK, Paddy Cosgrave sublinhou a importância de tornar a conferência ainda mais global e abrir a outras regiões do mundo. O Brasil será o próximo evento mas o CEO da conferência também já teve conversações com o Dubai e quer explorar também opções em Beijing. A ideia é ainda chegar a Àfrica, o que pode acontecer em 2025 ou 2026.

As vantagens de Portugal para fixar empresas e nómadas digitais foram também sublinhadas em resposta aos jornalistas, apontando que este é um país "incrivelmente bonito, com uma história muito rica e está a tornar-se a Califórnia da Europa".

Mesmo assim não quis comentar a notícia de que o Governo estará a considerar cancelar os vistos para os nómadas digitais, explicando que não comenta os assuntos internos do país.

O SAPO TEK vai acompanhar toda a edição do Web Summit em direto até dia 4 de novembro. Siga todas as notícias aqui, acompanhando também a transmissão em direto no palco principal.

Veja ainda algumas das principais imagens que a equipa do SAPO TEK vai recolhendo por dentro do Web Summit

Nota da Redação: a notícia foi atualizada com mais informação. Última atualização 12h55