O “burburinho” do empreendedorismo e da inovação enche o ar dos pavilhões da FIL durante o Web Summit. Ouvem-se as vozes distantes de oradores que discursam sobre os seus percursos no mundo empresarial e deixam conselhos aos líderes de startups que começam agora a dar os seus primeiros passos.

O chão dos recintos desaparece sob um “mar de pés” que traçam passos apressados mas que não deixam esconder o entusiasmo.

Em vários pontos destes pavilhões distinguem-se facilmente aglomerados de pessoas, onde as centenas de startups que apresentam os seus projetos a potenciais investidores, à imprensa ou meramente a aficionados das tecnologias.

O TeK foi explorar este “micro-cosmos” onde o empreendedorismo e a tecnologia reinam e falou com algumas startups.

O objetivo da participação no Web Summit parece ser um denominador comum, senão a todos, pelo menos à maioria destas jovens empresas: criar sinergias, tanto a nível de networking, como ao nível financeiro.

Uma das startups com que o TeK falou nasceu em Coimbra e toma como missão ajudar a monitorizar os níveis de poluição atmosférica.

A Space Layer está presente no evento para apresentar a potenciais investidores e parceiros um software que permite perceber as concentrações de dióxido de carbono no ar. Estas informações podem, por exemplo, ajudar o Estado a desenvolver políticas de redução de emissão destes gases tóxicos.

A startup explica que está a desenvolver um projeto-piloto na cidade de Coimbra, onde foi criada, em parceria com empresas operadoras de autocarros e táxis, para perceber os níveis de CO2 produzidos por estes veículos.

A Space Layer revela ao TeK que está a planear expandir este piloto a uma outra cidade europeia, fora de Portugal. Qual? A empresa não quer dar a conhecer esse pormenor visto que as negociações ainda estão curso.

Outra das empresas que tivemos oportunidade de conhecer chama-se Animal Travel. Em poucas palavras esta startup criou aquilo que pode ser descrito como o “Facebook para os animais de estimação”.

Esta rede social nasceu há cerca de três semanas na Alemanha e é um dos projetos em exibição no Web Summit.

O CEO e co-fundador do Animal Travel, Ladis Cinzek, explica que veio ao Web Summit em busca de investimento.

O executivo diz que este site oferece ao utilizador uma forma de interagir com outros donos de animais e marcar passeios “em matilha”.

Além disso, agrega informações acerca de hotéis que aceitam animais, das clínicas veterinárias mais próximas, de recintos de treino.

Ladis Cinzek diz que está nos planos da empresa converter o site numa aplicação móvel.

Acompanhe todas as notícias do Web Summit com o TeK e veja o Diário de Bordo que está a ser construído pela equipa com as imagens captadas na conferência.