As transferências de dinheiro entre utilizadores estão há já algum tempo na “mira” do Facebook. Depois de um período de testes levado a cabo na Índia em 2018, a empresa liderada por Mark Zuckerberg anunciou que lançou um serviço de pagamentos digitais através do WhatsApp no Brasil.

De acordo com a empresa, mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas já dinamizam a economia do país. Uma vez que as mensagens através do WhatsApp costumam ser uma das formas de interação digital mais comuns entre consumidores e comerciantes, o novo serviço de pagamentos promete juntar “o útil ao agradável”, sendo disponibilizado ao todo a mais de 120 milhões de utilizadores individuais.

Novo serviço de pagamento através do WhatsApp
créditos: WhatsApp

A introdução do novo serviço surge através de uma parceria com entidades bancárias brasileiras, como o Banco do Brasil, o Nubank e o Sicredi. Além disso, o banco Cielo é o responsável por fazer o processamento dos pagamentos através da aplicação do Facebook.

A empresa afirma que segurança é uma das prioridades, assim, os utilizadores terão de recorrer a um PIN específico ou aos dados biométricos recolhidos através do smartphone para autorizar as transações realizadas

Uma vez que o serviço é disponibilizado através do Facebook Pay, a empresa está a planear a sua integração noutras aplicações e os utilizadores poderão usar os mesmos dados de pagamento transversalmente. Em declarações à Reuters, Matt Idema, COO do WhatsApp, revelou que os pagamentos através do WhatsApp chegarão a outras partes do mundo, mas optou por manter o segredo em relação aos próximos lançamentos.