No último trimestre do ano passado as vendas do Windows Phone terão duplicado, de acordo com números do Canalys. Dos 2,5 milhões de unidades vendidas entre outubro e dezembro de 2011, as vendas de equipamentos com o sistema operativo móvel aumentaram para 5,1 milhões de unidades.
A evolução terá tido um impacto de quase um por cento na quota de mercado da plataforma, que passou a controlar 2,4% do mercado, contra os anteriores 1,6%.



Embora os números continuem a ser baixos, comparativamente à fatia de mercado controlada pela principal concorrência, fazem do Windows Phone a plataforma com a maior taxa de crescimento nos últimos três meses do ano. Cresceu 104%, contra o avanço de 83% do Android, de 29% do iOS ou ao recuo de 42% do BlackBerry.




O Android continua a liderar o mercado de smartphones, com uma quota superior a 60%, segue-se a Apple, a RIM (que passará a ser só BlackBerry) e a Microsoft com o seu Windows Phone.




A distância entre Windows Phone e BlackBerry fica assim mais pequena, pouco mais de um por cento. A BlackBerry tem 3,5% de quota de mercado e a Microsoft 2,4%.




Em termos globais foram vendidos no último trimestre do ano 216,5 milhões de equipamentos. A Samsung mantém a liderança, seguida da Apple e da Huawei como é possível ver no quadro abaixo.

[caption]Canays - telemóveis 4º trimestre 2012[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.