
A rede de identificação biométrica através dos dados da íris, criada por Sam Altman, CEO da OpenAI, foi lançada nos Estados Unidos e anunciou um conjunto de novas parcerias. A Word, que segundo dados oficiais soma já meio milhão de utilizadores verificados e um milhão de contas em Portugal, tem agora novas parcerias com a Visa, o Match Group e a Razer. A companhia revelou também novidades para a aplicação que dá suporte à tecnologia que chegou ao mercado como Worldcoin, mas que no final do ano passado mudou de nome e reorganizou o negócio.
A tecnologia criada pela World, cofundada também por Alex Blania, pretende afirmar-se como uma opção segura para autenticar identidades humanas, num mundo onde as ferramentas de inteligência artificial generativa podem cada vez mais ser usadas para imitar essas identidades, através de deep fakes.
Num evento em São Francisco no final da semana passada, a World anunciou que passa a contar com locais em diferentes cidades americanas onde os interessados podem deslocar-se para fazer a verificação da sua humanidade. Os Flagship World Spaces estão para já disponíveis em Austin, Atlanta, Los Angeles, Miami, Nashville e São Francisco.
Primeiro cartão bancário só para humanos verificados
A parceria com a Visa chega ao terreno no verão e vai dar origem ao primeiro cartão de débito desenvolvido exclusivamente para humanos verificados. O cartão vai ligar-se diretamente à World App e permite que uma pessoa utilize o WLD (token digital da World) e outros ativos digitais em qualquer lugar físico que aceite pagamento com Visa.
A parceria com o Match Group, dono do Tinder, vai abrir caminho à integração do sistema de identificação da World nas aplicações da empresa, a começar pelo Tinder no Japão, para que os utilizadores possam confirmar que estão a fazer match com pessoais reais naquela aplicação de encontros. Há ainda uma parceria com a Razer que vai dar origem a experiências de jogos exclusivas para pessoas verificadas pela tecnologia, como torneios exclusivos de eSports.
No que se refere a atualizações tecnológicas, a World apresentou o Orb Mini, um novo dispositivo de verificação de humanidade portátil que tira partido de uma atualização ao hardware de verificação da empresa e que pretende facilitar o acesso à tecnologia. Fica disponível no próximo ano. A aplicação World App também foi melhorada e na nova versão 4.0 disponibiliza uma melhor integração entre elementos “com vista a criar uma plataforma única onde a identidade verificada, ferramentas financeiras e conexões sociais funcionam em simultâneo”, explica a empresa.
Veja o vídeo do Orb Mini:
Operação local retomada em fevereiro depois de suspensão, primeiro forçada e depois voluntária
Recorde-se que em março do ano passado, a CNPD (Comissão Nacional de Proteção de Dados) decidiu proibir a atividade de recolha de dados da Worldcoin em Portugal durante 90 dias, uma decisão que Espanha também já tinha tomado.
O prazo terminava em junho, mas a empresa comunicou nessa altura que, de forma proativa e voluntária, ia prolongar a pausa da atividade em Portugal até ao final de 2024 ou até que o principal órgão de supervisão, a BayLDA, com sede na Alemanha, tomasse uma decisão final sobre a condições de operação da ainda Worldcoin na Europa. Em outubro, a startup acabou por apresentar uma mudança de nome e uma reorientação do projeto. A operação em Portugal foi retomada em fevereiro deste ano.
Na apresentação da passada semana em São Francisco, a World voltou a frisar a importância de ter sistemas seguros de validação de identidade humana, lembrando que no próximo ano 90% do conteúdo online pode já ser gerado por IA. A fronteira entre humanos e máquinas vai continuar a esbater-se e a dúvida “isto é uma pessoa ou uma máquina” vai surgir cada vez mais. A World acredita que a tem a solução para eliminar a dúvida, se a sua base de dados de humanos autenticados continuar a crescer. Por enquanto, a startup tem 26 milhões de utilizadores a nível global e 12 milhões de humanos verificados.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini vai dar “vida” ao robot de companhia Ballie da Samsung. Chega às lojas durante o verão -
Site do dia
Deepfake ou imagem real? Neste site pode pôr as suas capacidades de observação à prova -
App do dia
Explore masmorras e descubra tesouros no mundo de fantasia de Crimson Angel -
How to TEK
Já pode utilizar o Google Lens enquanto navega na internet em iOS. Saiba como ativar
Comentários