A Xerox inaugurou esta manhã em Lisboa o seu segundo centro de operações na Europa para a área de serviços, o Global Delivery Centre Lisbon, destinado a gerir contratos globais de Managed Print Services, grande parte dos quais de clientes localizados no estrangeiro.

O centro, localizado na sede da empresa em Portugal, representa um investimento de 2,5 milhões de euros e a criação de 100 postos de trabalho até ao final deste ano, segundo os números da Xerox, que justifica a opção por Portugal com a preparação do país a nível de infra-estruturas tecnológicas e mão-de-obra especializada.

A aposta nacional nas novas tecnologias e as competências e preparação dos trabalhadores, nomeadamente ao nível linguístico, foram referidas como factores decisivos por parte da CEO da Xerox Corporation, Ursula Burns, que presidiu à cerimónia, acompanhada pelo secretário de estado da Energia e da Inovação.

Carlos Zorrinho destacou a posição que o país tem vindo a assumir como alternativa, ao nível da Holanda ou Irlanda, no que respeita ao mercado de nearshore, mencionando exemplos de outras tecnológicas que têm instalado optado por instalar em território nacional os seus centros especializados.

No caso da Xerox, Lisboa foi escolhida em detrimento de Cracóvia, na Polónia, a cidade concorrente a receber o centro onde 90 por cento do volume de facturação consiste em prestação de serviços para contratos globais a nível europeu.

No total, o centro de Lisboa, que presta um conjunto de serviços na nuvem, gere actualmente 27 mil equipamentos, em cerca de 40 contratos, estando programada a migração de mais 20 contratos até ao final de 2011.

Entre as principais actividades, encontra-se a gestão remota dos consumíveis das máquinas e resposta aos problemas por elas reportados bem como assistência em questões relacionadas com os contratos.

O Global Delivery Centre Lisbon, agora inaugurado, iniciou operações em Março de 2010, contando com 35 trabalhadores no final desse ano, um número que se situa actualmente na meia centena e deverá duplicar até ao fim de 2011.

Este é o mais recente Centro de Delivery da marca, que conta com instalações do mesmo tipo em Dublin (Irlanda), América do Norte e na região da Ásia - Pacífico, fruto da joint-venture Fuji-Xerox.