Ainda não é oficial mas aparentemente a Microsoft e a Yahoo já chegaram a acordo para uma parceria na área da publicidade online, contrariando o domínio da Google. De acordo com várias agências internacionais, o negócio deverá ser anunciado hoje.

Já na semana passada se falava sobre a possibilidade das duas empresas fecharem um acordo de parceria, mas essa hipótese acabou por não se concretizar.

Este é um dos negócios mais esperados, depois da tentativa da Microsoft comprar a Yahoo, que acabou por ser barrada pela Administração da empresa apesar do acordo de alguns accionistas, o que acabou por levar à demissão de Jerry Yang.

Segundo as fontes citadas pelas agências Reuters e Associated Press, as empresas vão partilhar receitas geradas pela publicidade nos seus sites e a Yahoo passará a usar o novo motor de pesquisa da Microsoft, o Bing.

Será também a tecnologia da gigante de Redmond que irá potenciar a selecção de anúncios a serem exibidos ao lado das pesquisas.

Do lado da Yahoo deverá ficar a comercialização da publicidade e o serviço aos clientes.

Com o acordo a Microsoft pretende fortalecer também a sua posição no mercado de motores de busca, onde a Google detém uma posição de 67% e a Yahoo está em segundo lugar com cerca de 20%. Apesar do reforço da sua aposta nesta área com o Bing, e o investimento feito, a Microsoft não ultrapassou ainda uma quota de mercado de 3% a nível mundial, segundo dados da comScore.

Nota da Redacção: Conforme se esperava, a Microsoft e a Yahoo já confirmaram o acordo. Veja a notícia Microsoft e Yahoo confirmam acordo por 10 anos