(atualizada) Depois de passar os últimos meses com um "líder provisório", a Yahoo! acaba de nomear um presidente-executivo "a sério". Os rumores apontavam Scott Thompson, da PayPal, como o nome mais provável e a decisão acabou por se confirmar.

A informação foi inicialmente avançada pelo blog do The Wall Street Journal, AllThingsD, que citava fontes próximas à situação, referindo que o anúncio devia ser feito esta quarta-feira.

A Yahoo despediu em setembro Carol Bartz (alegadamente por telefone), que esteve à frente da empresa durante dois anos e meio. O lugar foi ocupado por Tim Morse, que passou a acumular as novas funções com o cargo de diretor financeiro.

A solução foi apresentada, desde início, como provisória, com a empresa a afirmar que estava à procura de um novo presidente executivo, tarefa para a qual tinha contratado uma empresa de caça talentos.

Scott Thompson era, até à data, o presidente do popular serviço de pagamentos online PayPal, função que assumia desde janeiro de 2008. Na mesma empresa, foi vice-presidente e CTO (chief technology officer).

Fora da PayPal trabalhou em empresas como a Inovant, uma subsidiária da Visa, e no Barclays Global Investors.

Confirmada a escolha, Scott Thompson não terá tarefa fácil à frente da Yahoo, que tem perdido quota nos mercados onde atua, com as consequências financeiras que daí advêm.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Nota de redação: A notícia foi atualizada perante a confirmação oficial por parte da Yahoo da nomeação do novo presidente.