A cotada liderada por Miguel Almeida alcançou um valor de mercado de 2,823 mil milhões de euros, no fecho da sessão, com as ações a encerrarem a subir 1,48% para 5,48 euros.

Já a Portugal Telecom desvalorizou 1,04% para 3,127 euros, com a sua capitalização bolsista a recuar para 2,803 mil milhões de euros, escreve o Jornal de Negócios.

Apesar de a Zon Optimus ultrapassar a Portugal Telecom em valor de mercado, a operadora liderada por Henrique Granadeiro continua a ter uma avaliação global maior, uma vez que a comparação ignora os efeitos das estruturas de capitais de cada empresa.

O Jornal de Nagócios cita a Bloomberg para referir que a PT tinha um valor correspondente a mais de três vezes o da Zon no final do terceiro trimestre do ano passado. No final de Setembro, data da última apresentação dos resultados, o valor empresarial da PT ascendia a 11,3 mil milhões de euros ao passo que o da Zon era de 3,4 mil milhões, altura em que já incorporava os ativos da Optimus.

A disparidade entre a capitalização bolsista da PT e o seu valor empresarial deve-se ao recurso da empresa ao endividamento, já que a estrutura de capital da operadora, em setembro último, era financiada em 95% por dívida ou ações com direitos preferenciais, enquanto na Zon os valores situam-se nos 34%.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico