Está confirmado: a Oracle foi o fornecedor de infraestrutura cloud escolhido para assegurar a plataforma de videoconferência da Zoom. A parceria começou a ser desenhada em meados de março, de acordo com o revelado, esta tarde, por Clay Magouyrk, executive vice president of engineering for Oracle Cloud Infrastructure, num briefing online com a imprensa.

O mesmo responsável garantiu que o acordo não servirá apenas para dar resposta à possível maior procura no atual momento de pandemia, devendo prolongar-se “por muitos anos”. Está inclusive a ser ponderada, entre as partes, a possibilidade de recurso às funcionalidades Autonomous da Oracle.

“Recentemente experimentámos o crescimento mais significativo a que o nosso negócio assistiu nos últimos anos, exigindo incrementos massivos da nossa capacidade de serviço. Explorámos múltiplas plataformas e a Oracle Cloud Infrastructure foi fundamental para ajudar-nos a escalar rapidamente”, justifica o CEO do Zoom, Eric S. Yuan, no comunicado distribuído à imprensa.

Zoom atinge os 300 milhões de utilizadores diários apesar dos incidentes de segurança
Zoom atinge os 300 milhões de utilizadores diários apesar dos incidentes de segurança
Ver artigo

“Rendimento, escalabilidade, fiabilidade e segurança superior na nuvem” foram aspectos que contribuíram para a escolha, sublinhou o responsável.

Tais capacidades e a localização dos centros de dados parecem ter colocado a Oracle numa posição destacada para facilitar imediatamente a expansão da Zoom. De acordo com as empresas, poucas horas depois da parceria arrancar, a Oracle já assegurava as sessões em simultâneo das centenas de milhar de utilizadores da plataforma de vídeo.

Atualmente, e segundo os dados da Zoom, já estão a ser transferidos mais de sete petabytes por dia através dos servidores de cloud da Oracle, o que equivale a 93 anos de vídeo em HD.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.