Depois no anúncio em julho, a Zynga concretiza hoje o objetivo de dispersar capital em bolsa. Estreia-se com a dispersão de 100 milhões de ações de classe A. A empresa estreia-se no índice tecnológico norte - americano, o Nasdaq, numa operação que promete ser a mais mediática do setor desde a entrada da Google em bolsa em 2004. A operação pode render qualquer coisa como mil a 1,5 mil milhões de dólares e valorizar a empresa nos 7 mil milhões de dólares.



Embora os tempos sejam de crise, o que já adiou algumas decisões de dispersão de capital nos últimos meses, há a registar casos de sucesso recentes. Um exemplo é o do Linkedin que em maio deu o mesmo passo. A empresa entrou na sessão de estreia com as ações a valerem 45 dólares e terminou o mesmo dia com os preços disparados até aos 122,90 dólares.



Da mesma lista fazem parte mais alguns casos, como a Groupon, que avançou para o seu primeiro dia de negociação a custar 20 dólares por ação e terminou a 26,1 dólares, a Pandora. O serviço de música da empresa com o mesmo nome chegou à bolsa com as ações a valerem 16 dólares e terminou o dia a custar 17,42 dólares por ação.



Para a Zynga as previsões dividem-se entre mais e menos otimistas, já que alguns analistas defendem que ao optar pelo teto máximo do intervalo de preço inicialmente apresentado (entre 8,5 e 10 dólares) a empresa está sobrevalorizada.



A Zynga dedica-se ao desenvolvimento de jogos para redes sociais. Ficou popular com o Farmville, mas a oferta é muito mais vasta e tem conseguido reunir o interesse de milhões de utilizadores em todo o mundo, potenciando fortemente o crescimento da empresa.



No final os primeiros nove meses de 2011 a Zynga somava 227 milhões de utilizadores no Facebook. acumulava receitas de 828,9 milhões de dólares e lucros de 30,7 milhões de dólares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira