Em todo o mundo existem hoje 138 redes móveis a operar a tecnologia de terceira geração HSDPA. Em desenvolvimento estão outras 41 redes com as mesmas características, o que representa um crescimento de 54 por cento face ao mesmo período do ano passado, quando entre redes comercialmente lançadas e em desenvolvimento podiam contabilizar-se 120 operações.
Os números revelados pela Global Mobile Suppliers Association adiantam ainda que o HSDPA já chegou comercialmente a 66 países, um número que em breve aumentará para 81, quando as redes hoje em desenvolvimento entrarem em operação comercial.
A Europa está na liderança com 37 países já com redes HSDPA a funcionar, dos quais 26 dos 27 países da UE. A região da Ásia/Pacifico surge em segundo lugar com 12 países e a região do Médio Oriente e África em terceiro lugar com redes HSDPA em 9 países.
As redes HSDPA são uma actualização às redes UMTS de terceira geração que começaram por oferecer uma velocidade de transmissão de dados inferior a 500 Kbps. Com este upgrade, que em Portugal aconteceu no início de 2006, o débito tem sido progressivamente aumentado para 1,8 Mbps, 3,6 Mbps e 7,2 Mbps. A par com Portugal outras 65 redes HSDPA oferecem hoje débitos iguais ou superiores a 3,6 Mbps.
A maioria das redes HSDPA fornece também serviços de GSM ou EDGE. De acordo com números da GSA, 58 por cento das redes mantêm esta duplicidade, o que faz com que 850 milhões de subscritores sejam servidos por redes com ambas as tecnologias.
Notícias Relacionadas:
2007-08-24 - Kanguru introduz placa de Internet móvel a 7,2 Mbps em PCMCIA
2006-03-11 - Mobile Connect Card acelera para 1,8 Mbps mas só para alguns clientes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários