Um quarto dos portugueses (com 15 ou mais anos) já usa quatro ou mais serviços de telecomunicações, revela o último relatório da Anacom, numa altura em que apenas 4 por cento continua sem nenhum serviço.

De acordo com os dados, referentes a 2009 e publicados esta semana, apenas 24,4 por cento dos indivíduos recorrem actualmente à combinação de várias soluções, como sejam a voz móvel e fixa, internet móvel e fixa e televisão por subscrição, refere o documento.

A penetração das designadas ofertas multiple play regista assim um crescimento de 10 pontos percentuais face ao ano anterior (na contagem por agregado familiar), ao chegar, em Dezembro de 2009, a 33,8 por cento dos lares nacionais.

Se olharmos para a oferta triple play (internet, televisão e telefone) a abrangência é ainda maior, com mais de metade das casas (53,1 por cento) a disporem deste tipo de soluções.

Apesar da crescente democratização deste tipo de soluções, 18,8 por cento dos inquiridos continua a ter apenas um serviço de telecomunicações: o telemóvel. Ainda assim, a maioria mantém telefone fixo e móvel.

No que respeita ao acesso à Internet, a maior parte dos lares já conta com acesso à rede e 11,3 por cento têm Internet fixa e móvel. Aqueles não têm, alegam não sentir necessidade ou interesse em contratar o serviço, não disporem computadores ou capacidade financeira.

A região de Lisboa e as regiões autónomas são aquelas onde há maior penetração dos serviços de Internet fixa, enquanto o Algarve é destacado como a zona com maior incidência de internet móvel.

A capital do país é ainda "campeã" no uso do telemóvel, com uma impressionante taxa de penetração de quase 90 por cento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.