A convergência é um processo em movimento no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação que para ter sucesso exige das empresas investimento em redes mais capazes de oferecer serviços integrados, como as redes de nova geração. A conclusão foi apontada no painel dedicado ao tema, que esta manhã ocupou o congresso da APDC.




Os intervenientes no encontro, representantes de vários sectores da indústria defendem no entanto, que a rede deve cada vez mais ser transparente para o utilizador, que quer receber os serviços em qualquer plataforma e em qualquer lugar.




Foram apontados outros desafios à indústria que passam pela normalização, interoperabilidade, mais capacidade de computação, disponibilidade de armazenamento e melhor eficiência energética, que permita rentabilizar investimentos de forma mais eficaz.




Foi consensual entre os intervenientes que a largura de banda é um elemento crítico na oferta de novos serviços, assim como a capacidade das empresas para oferecerem propostas de valor talhadas à medida de diferentes tipos de necessidade. A capacidade de desenvolver parcerias´foi outro factor apontado como essencial.




O facto de Portugal ser um early adopter em várias áreas tecnológicas foi um aspecto focado pelo keynote speaker Carlos Lopez Blanco, da Bankinter Foundation for the Innovation, que sublinha o facto e defende que o país terá de saber tirar partido disso para tirar partido da convergência.




Falta de recursos humanos na área da engenharia é problema




A falta de recursos humanos na área da engenharia foi apontada pelas empresas como um problema que se reflecte na capacidade de Portugal atrair investimentos de novos centros de engenharia, ou reforço dos actuais. A questão foi abordada por Leonor Almeida da Nokia Siemens Networks. A responsável defendeu que se outro grupo tivesse intenção de fixar tantos centros de engenharia como a Siemens já estabeleceu em Portugal, não conseguiria fazê-lo por falta de recursos.




Integraram também esta discussão a Alcatel-Lucent, NEC, HP, Google, IBM, Accenture, GMS Consulting, Nortel, Sun e Microsoft.



Notícias Relacionadas:

2007-12-04 - 17º
Congresso da APDC - Sócrates diz que spin-off da PT Multimédia deve ser
aproveitado em benefício do sector


2007-12-04 - 17º Congresso
da APDC – Director geral da Telefónica diz que consolidação é essencial no
mercado nacional