
O Governo francês vai disponibilizar 2 mil milhões de euros para expandir e melhorar o acesso à Internet de banda larga no país, anunciou o Primeiro-ministro François Fillon.
Em declarações à imprensa, o governante disse ser inaceitável que 500 mil franceses continuassem sem acesso à Internet de banda larga.
O plano consiste em fornecer às operadoras nacionais fundos para expandirem as suas redes de acesso à Internet de alto débito cobrando baixas taxas de juro pelo empréstimo.
O objectivo é incentivar a instalação deste tipo de infraestruturas em cidades mais pequenas e áreas rurais, diminuindo a actual desigualdade no acesso aos serviço de Internet.
Juntamente com os subsídios à implementação das novas redes foi também anunciada a disponibilização de 2,5 mil milhões de euros para suportar o desenvolvimento de serviços e conteúdos inovadores para o cliente.
O montante libertado, num total de 4,5 mil milhões de euros, será administrado através de um novo fundo para a economia digital.
Entre as novidades anunciadas pelo executivo francês está também o lançamento experimental de uma rede partilhada de fibra óptica em dois subúrbios de Paris, com a participação de três operadoras, e ainda o investimento num satélite de nova geração que será capaz de oferecer acesso à Internet de alta velocidade, a um preço razoável, em áreas isoladas num horizonte temporal de 4 anos.
O Primeiro-ministro desafiou ainda os fornecedores de Internet a lançarem uma "tarifa social" que oferecesse um serviço triple play por cerca de 20 euros, destinado a famílias com baixos rendimentos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários